Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Em parceria com a Semudes, esse projeto consiste no atendimento de crianças e adolescentes de 06 a 15 anos residentes no bairro Velha Grande, oferecendo intervenções pautadas nos valores da entidade (amor, compaixão, solidariedade, transparência, respeito, ética, equidade e dignidade), na defesa e garantia dos direitos, no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas a alcançar alternativas emancipatórias para o enfrentamento das condições de vulnerabilidade, risco social e pessoal presentes na dinâmica do território. Objetivo: Possibilitar espaços sociopedagógicos com vistas ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, objetivando a ampliação das possibilidades de cuidado e proteção, bem como de emancipação e participação cidadã.
Projetos FIA - Alimentação sustentável, um estilo de vida.
Cavalo, amor e superação, nutrindo o futuro, superando barreiras e jovem protagonista de sua história.
Cavalo, amor e superação
O Projeto oferece oficinas de equitação, objetivando o desenvolvimento de autoconfiança, respeito, confiança mútua, socialização, participação em atividades prazerosas, redução dos níveis de estresse, ansiedade e integração social. A atividade é oferecida na casa 02 – sítio, nos períodos matutino e vespertino 02 vezes por semana. O Projeto tem como objetivo fortalecer os fatores de proteção ao comportamento suicida e de autoagressão de crianças e adolescentes residentes no bairro Velha Grande e participantes do projeto, visando a erradicação de casos entre os atendidos.
Jovem protagonista de sua história.
O programa tem como objetivo oferecer aos adolescentes, oficinas de capacitação profissional, oportunizando a inclusão ao mundo do trabalho, fortalecendo o seu desenvolvimento e autoconhecimento, ampliando suas oportunidades, melhorando sua autoestima, autonomia, independência, despertando o seu protagonismo, possibilitando gerenciar melhor suas escolhas pessoais e profissionais, reconhecendo-se como cidadão, ocupando com dignidade seu espaço na sociedade, contribuindo na geração de renda familiar através do programa jovem aprendiz.
Nutrindo o futuro
Oficinas de panificação em parceria com o CREAS, o SESI e SENAI de Blumenau. Capacitar e promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade na região da Velha Grande, Blumenau/SC. Essas atividades não apenas combatem a fome imediata, mas também criam oportunidades de empoderamento, inclusão social e preparação para o mundo do trabalho, gerando um impacto social significativo ao oferecer um caminho para um futuro mais promissor e longe das armadilhas da criminalidade e da negligência.
Promover alternativas de geração de trabalho e renda, proporcionar uma transformação significativa na vida das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, através da realização de oficinas formativas de panificação e confeitaria, ao abordar a fome imediata e fornecer habilidades profissionais, nosso objetivo é romper o ciclo de privações e criar um caminho para um futuro mais promissor, visando a sustentabilidade econômica da Casa São Felipe Néri, através da produção própria de pães e bolos para a alimentação das 205 crianças e adolescentes atendidas pela Instituição.
Superando barreiras
Esse projeto desenvolve atividades de práticas esportivas como ferramenta de transformação social na Associação Casa de Acolhida São Felipe Néri. As oficinas de atividades esportivas têm como objetivo primordial mitigar os impactos sociais negativos enfrentados pelas crianças e adolescentes da Velha Grande, promovendo seu bem-estar emocional, físico e mental. Com a realização do projeto, objetiva se a redução das taxas de ansiedade, depressão e comportamentos autodestrutivos, impactando positivamente na vida das crianças e adolescentes a fim de construir uma comunidade mais saudável e resiliente. Promover o bem-estar emocional, físico e mental das crianças e adolescentes residentes no bairro da Velha Grande, em Blumenau/SC, que enfrentam ansiedade, depressão e comportamentos autodestrutivos. Fortalecer os fatores de proteção, visando a erradicação de casos entre os atendidos.
Pró Família
Dança e capoeira
Dança
A oficina de dança iniciou na Casa São Felipe Néri no ano de 2017 em parceria com a Fundação Pró-Família.
A dança é uma prática que respeita o corpo e a liberdade de expressão dos integrantes. Quando uma criança/adolescente aprende e pratica movimentos e posturas da dança, desenvolve maior consciência corporal. A dança incentiva a criança/adolescente a explorar diferentes formas de expressão. Isso pode ser particularmente benéfico para crianças/adolescentes com deficiências ou que estejam lidando com problemas emocionais significativos.
Dançar estimula a criatividade, incentivando a criança/adolescente a desenvolver sensibilidade estética e apreciação pela arte. Trazendo beneficio como autoconfiança, sociabilidade, conhecimento de outras culturas. Tudo isso se torna parte da vida da criança e promove seu desenvolvimento de forma completa e, principalmente, super saudável e divertida.
A Casa São Felipe Néri valoriza, aprecia e incentiva as crianças/adolescentes para as apresentações de dança para a comunidade e sociedade, promovendo no decorrer do ano eventos que valorizem a oficina.
Capoeira
A oficina de capoeira iniciou na Casa São Felipe Néri no ano de 2018 em parceria com a Fundação Pró-Família.
A capoeira é uma combinação que envolve a luta, a música e a atividade aeróbica. Esse acordo entre os três elementos contribui significativamente para a diminuição do estresse, uma vez que ajuda no aumento da produção e liberação de endorfina, hormônio que proporciona a sensação de bem-estar e prazer. Ela contribui para a formação de cidadãos firmados em valores éticos e morais. Durante a pratica esportiva, as crianças/adolescentes precisam estar atentas para que não recebam e nem façam algum golpe que machuque o adversário. Sendo assim, ganham autoconfiança na realização dos movimentos e essa confiança pode ser levada para as demais áreas da vida.
Fundação do esporte de Blumenau
Judô
A Oficina de Judô da Casa São Felipe Neri oferece aos jovens uma oportunidade de desenvolvimento físico e emocional por meio da prática desta arte marcial. Além de promover o bem-estar físico, o judô ensina disciplina, respeito e autocontrole, valores fundamentais para a formação do caráter. Durante os treinos, os participantes aprendem técnicas, aprimoram sua coordenação motora e ganham confiança em suas capacidades. A oficina também estimula o trabalho em equipe e a resiliência, preparando os jovens para enfrentar desafios tanto dentro quanto fora do tatame. A oficina acontece uma vez por semana na casa 01 e uma vez por semana na casa 02.
Despertando para a Tecnologia
Informática básica, avançado e programação
O projeto nasceu em 2021 com o apoio do Fundo Municipal da Assistência Social, Lei complementar n° 1.284/2019, que oportunizou os contribuintes apoiar projetos sociais de Blumenau com a doação do desconto da cota única do IPTU, esses recursos possibilitaram a aquisição de notebooks para o desenvolvimento do projeto.
Como funciona?
Neste programa o objetivo é oferecer uma capacitação e inclusão ao mundo digital aos adolescentes, refere-se a busca pela profissionalização, bem como o encontro de maiores oportunidades ao mundo do trabalho que possibilitem melhorar sua autoestima, autonomia, independência e seu protagonismo como forma de se reconhecer como cidadão, ocupando com dignidade seu espaço na sociedade. O projeto conta com empresas investidoras da região, como: Proway, Pública Tecnologia, Officer e WorkDB.
A cada edição do projeto é realizado um cerimonial de formatura onde os adolescentes recebem o certificado de conclusão do curso.
Inteligência Socioemocional
O Projeto de Educação Socioemocional é um processo ou prática de ensino-aprendizagem que visa unir a aquisição de competências e habilidades que extrapolam o fator cognitivo. Sendo assim, o foco desse Projeto é habilitar as crianças e jovens a desenvolver suas emoções e gerenciá-las de forma consciente, saudável e autorresponsável. E compreenderem e honrarem seu sistema familiar.
O Projeto de Educação Socioemocional tem como principal objetivo, através de informações e ferramentas, desenvolver nas crianças e jovens habilidades e competências socioemocionais que auxiliam no gerenciamento das emoções e comportamentos, assim como na construção de relacionamentos respeitosos e saudáveis.
PROJETO DA UNIMED
Psicopedagogia
Com o retorno das atividades de forma presencial e diante da pandemia que enfrentamos, percebemos o aumento significativo de crianças e adolescentes com dificuldades na aprendizagem. Conforme publicação realizada pela Prefeitura Municipal de Blumenau.
Diante desta realidade a entidade firmou parceria com a UNIMED de Blumenau a fim de custear o investimento em uma profissional de psicopedagogia com o objetivo de mudar esse cenário, trabalhando o processo da alfabetização, desenvolvendo o raciocínio lógico, identificando os números em diferentes situações, realizando atividades de leitura e interpretação textual, desenvolvendo e resolvendo situações do dia a dia e conhecendo como é sua rotina familiar e escolar.