A Casa de Acolhida São Felipe Néri

A Casa de Acolhida São Felipe Néri

A Casa de Acolhida São Felipe Néri é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2015 com o objetivo de acolher crianças e adolescentes de 5 à 15 anos de idade no período do contraturno escolar na região do Bairro Velha Grande, com observância ao Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90) e promover a inclusão dos jovens no mercado de trabalho. A manutenção da Casa de Acolhida São Felipe Néri depende exclusivamente da arrecadação de recursos através de eventos e doações de parceiros e voluntários.

Os grupos são divididos por faixas etárias conforme abaixo:

  • Semear (5 e 6 anos)
  • Plantar (7 e 8 anos)
  • Regar (9 e 10 anos)
  • Florescer (11 e 12 anos)
  • Colher (13 a 15 anos)

Missão

Acolher com amor e respeito crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, com atividades no contraturno escolar e encaminhamento ao mundo do trabalho, criando perspectivas para a construção de um futuro melhor.

Visão

Fazer a diferença na vida das crianças e suas famílias, inspirando e oportunizando a transformação da sociedade.

Valores

Amor, compaixão, solidariedade, transparência, respeito, ética, equidade e dignidade.

O nome da Casa foi escolhido pela fundadora, após assistir o filme “Prefiro o Paraíso”, que conta a trajetória em vida deste homem de Deus, que viria a se tornar um santo posteriormente. Giselle relata que sentiu o coração inquieto após ver o filme, pois a história de São Felipe Néri veio ao encontro do que ela estava vivendo no caminho vocacional na Comunidade Bethânia e também o que havia vivenciado durante as ações de Natal realizadas no bairro Velha Grande. Gerando então o desejo de transformar tal realidade, atuando com crianças e adolescentes a exemplo de São Felipe Néri e a exemplo de Pe. Léo que iniciou o acolhimento de jovens, Pe. Léo dizia que “Prevenir é chegar antes” o desejo é chegarmos antes, acolhendo cada criança e adolescente na sua totalidade, com toda sua história de vida.

A Casa São Felipe Néri tem em seu nome e principalmente em sua essência o “ACOLHIMENTO” pois a fundadora teve sua inspiração primeira na espiritualidade vivenciada na Comunidade Bethânia no ano de 2013 em um Retiro de Mulheres, Bethânia foi fundada pelo Pe. Léo em 14 de março de 1995 e desde então acolhe todos aqueles que foram esquecidos e rejeitados pela sociedade em função da dependência química, prostituição e marginalização. O carisma deixado pelo Servo de Deus Pe. Léo de Bethânia ensina a acolher aquele que vem até nós como o Próprio Cristo! O convite à todos nós é transbordar esse AMOR ACOLHEDOR no mundo!

Assim queremos ACOLHER a cada um que vem até nós, seja a criança, o adolescente, o voluntário, o benfeitor, a família, com a alegria de São Felipe Néri com o acolhimento do Servo de Deus Pe. Léo de Bethânia!

” Que o amor, o abraço, o sorriso e a alegria sejam a nossa marca no mundo! “

Equipe de trabalho

A equipe São Felipe Néri é composta por profissionais voluntários, prestadores de serviços e profissionais em regime CLT, esse time faz a Casa acontecer, acolhendo e alimentando diariamente mais de 200 crianças e adolescentes nas duas unidades.

Com o objetivo de aproximar, confraternizar e vivenciar a espiritualidade deixada pelo Pe. Léo, foi oportunizado essa experiência à equipe na Comunidade Bethânia com o tema:

“Amar, acolher e servir”

Eis a nossa Missão!

Pois a entidade tem em sua essência o “acolhimento”, esses encontros são pensados e organizados com o objetivo de: “Cuidar de quem cuida”

Colaboradores

Voluntários

Alimentação

Alimentação é um dos principais objetivos em que a criança/adolescente busca a Casa São Felipe Néri, a entidade tem a preocupação em servir uma refeição saudável,
apresentável, onde o principal ingrediente é o AMOR.

Para cada criança/adolescente é oferecida duas refeições:

Nossos alimentos chegam através de doações e da providência divina. Um dos momentos mais importantes e impactantes é o momento da oração, as crianças e adolescentes são incentivados diariamente ao ato de agradecer antes das refeições e por tudo que eles tem vivenciado na casa.