SCFV em parceria com a Semudes

Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos

Como funciona?

Consiste no atendimento de crianças e adolescentes de 06 a 15 anos residentes no bairro Velha Grande, oferecendo intervenções pautadas nos valores da entidade (amor, compaixão, solidariedade, transparência, respeito, ética, equidade e dignidade), na defesa e garantia dos direitos, no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas a alcançar alternativas emancipatórias para o enfrentamento das condições de vulnerabilidade, risco social e pessoal presentes na dinâmica do território.

Objetivo: Possibilitar espaços sociopedagógicos com vistas ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, objetivando a ampliação das possibilidades de cuidado e proteção, bem como de emancipação e participação cidadã.

Portanto, este Carisma se desdobra em:

Projetos FIA - Fundo da infância e adolescência

Cavalo, amor e superação, nutrindo o futuro, superando barreiras e jovem protagonista de sua história.

Conheça o projeto

O programa tem como objetivo oferecer aos adolescentes, oficinas de capacitação profissional, oportunizando a inclusão ao mundo do trabalho, fortalecendo o seu desenvolvimento e autoconhecimento, ampliando suas oportunidades, melhorando sua autoestima, autonomia, independência, despertando o seu protagonismo, possibilitando gerenciar melhor suas escolhas pessoais e profissionais, reconhecendo-se como cidadão, ocupando com dignidade seu espaço na sociedade, contribuindo na geração de renda familiar através do programa jovem aprendiz.

Pró Família

Dança e capoeira

Dança

A oficina de dança iniciou na Casa São Felipe Néri no ano de 2017 em parceria com a Fundação Pró-Família.

A dança é uma prática que respeita o corpo e a liberdade de expressão dos integrantes. Quando uma criança/adolescente aprende e pratica movimentos e posturas da dança, desenvolve maior consciência corporal. A dança incentiva a criança/adolescente a explorar diferentes formas de expressão. Isso pode ser particularmente benéfico para crianças/adolescentes com deficiências ou que estejam lidando com problemas emocionais significativos.

Dançar estimula a criatividade, incentivando a criança/adolescente a desenvolver sensibilidade estética e apreciação pela arte. Trazendo beneficio como autoconfiança, sociabilidade, conhecimento de outras culturas. Tudo isso se torna parte da vida da criança e promove seu desenvolvimento de forma completa e, principalmente, super saudável e divertida.

A Casa São Felipe Néri valoriza, aprecia e incentiva as crianças/adolescentes para as apresentações de dança para a comunidade e sociedade, promovendo no decorrer do ano eventos que valorizem a oficina.

Capoeira

A oficina de capoeira iniciou na Casa São Felipe Néri no ano de 2018 em parceria com a Fundação Pró-Família.

A capoeira é uma combinação que envolve a luta, a música e a atividade aeróbica. Esse acordo entre os três elementos contribui significativamente para a diminuição do estresse, uma vez que ajuda no aumento da produção e liberação de endorfina, hormônio que proporciona a sensação de bem-estar e prazer. Ela contribui para a formação de cidadãos firmados em valores éticos e morais. Durante a pratica esportiva, as crianças/adolescentes precisam estar atentas para que não recebam e nem façam algum golpe que machuque o adversário. Sendo assim, ganham autoconfiança na realização dos movimentos e essa confiança pode ser levada para as demais áreas da vida.

Fundação do esporte de Blumenau

Judô

Jiu-Jitsu

O Jiu-Jitsu foi a primeira oficina da Casa de Acolhida São Felipe Néri, com parceria do Mestre Preto no ano de 2017 e que permanece até os dias atuais. O tatame é um lugar de socialização e disciplina, onde as crianças/adolescentes desenvolvem a coordenação motora e consciência corporal, melhorando a sua postura e cuidado nas atividades do dia a dia.

O Jiu-Jitsu é extremamente divertido, as amizades feitas no treino costumam ser leais e duradouras ensinando as qualidades de ser humilde inclusive na vitória. A ética de não comemorar finalizações no treino, nem comentar seus melhores golpes, ensina para a criança/adolescente o valor de respeitar até os adversários mais fracos.

A Casa São Felipe Néri incentiva as crianças/adolescentes a participarem de apresentações e campeonatos e anualmente acontece a graduação (troca de faixas).

Despertando para a Tecnologia

Informática básica, avançado e programação

O projeto nasceu em 2021 com o apoio do Fundo Municipal da Assistência Social, Lei complementar n° 1.284/2019, que oportunizou os contribuintes apoiar projetos sociais de Blumenau com a doação do desconto da cota única do IPTU, esses recursos possibilitaram a aquisição de notebooks para o desenvolvimento do projeto.

Como funciona?

Neste programa o objetivo é oferecer uma capacitação e inclusão ao mundo digital aos adolescentes, refere-se a busca pela profissionalização, bem como o encontro de maiores oportunidades ao mundo do trabalho que possibilitem melhorar sua autoestima, autonomia, independência e seu protagonismo como forma de se reconhecer como cidadão, ocupando com dignidade seu espaço na sociedade. O projeto conta com empresas investidoras da região, como: Proway, Pública Tecnologia, Officer e WorkDB.

A cada edição do projeto é realizado um cerimonial de formatura onde os adolescentes recebem o certificado de conclusão do curso.

Inteligência Socioemocional

Alimentação sustentável, um estilo de vida.

Neste projeto, defende-se que cultivar uma horta traz autonomia para um grupo de pessoas, uma comunidade ou uma família, pois gera pertencimento, empoderamento, noções de planejamento, organização e também de ciclagem de nutrientes, entendendo que muito do que seria descartado, pode ser transformado. Além de ter acesso a alimentos saudáveis livres de agrotóxicos e com custo reduzido.

Objetivo: Desenvolver uma formação socioambiental de sustentabilidade e empoderamento nas crianças, adolescentes e educadores da Casa São Felipe Neri, que gere atitudes de pertencimento, autonomia e cooperação através da Horta.

Psicopedagogia

Com o retorno das atividades de forma presencial e diante da pandemia que enfrentamos, percebemos o aumento significativo de crianças e adolescentes com dificuldades na aprendizagem. Conforme publicação realizada pela Prefeitura Municipal de Blumenau.

Diante desta realidade a entidade firmou parceria com a UNIMED de Blumenau a fim de custear o investimento em uma profissional de psicopedagogia com o objetivo de mudar esse cenário, trabalhando o processo da alfabetização, desenvolvendo o raciocínio lógico, identificando os números em diferentes situações, realizando atividades de leitura e interpretação textual, desenvolvendo e resolvendo situações do dia a dia e conhecendo como é sua rotina familiar e escolar.